Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI na 23ª Bienal: "Ritmo Espontâneo"

EDUFPI na 23ª Bienal: "Ritmo Espontâneo"

O livro Ritmo Espontâneo: organicismo em raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, ganhador do segundo lugar do Prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas, em 2012, está entre os catorze títulos levados à 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A obra do Prof. Dr. João Kennedy Eugênio apresenta os resultados finais da pesquisa de doutorado, desenvolvida na Universidade Federal Fluminense. Assim como as demais publicações, a produção é um lançamento da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI). A EDUFPI é a primeira editora piauiense presente no evento que reúne, este ano, cerca de 480 expositores em dez dias, segundo informações da Câmera Brasileira do Livro (CBL).

O professor João Kennedy sublinha que a participação da UFPI na Bienal representa o atual momento da Instituição que encontra-se em pleno crescimento quantitativo e qualitativo do labor intelectual de seus pesquisadores, de forma que nas palavras do autor "a participação da EDUFPI na Bienal Internacional do Livro, é uma iniciativa extremamente oportuna, fruto do crescimento da produção editorial da UFPI nos últimos tempos, incrementada por pesquisas de pós-graduação que se multiplicam". Para o autor: "É uma alegria que meu livro Ritmo Espontâneo, que discute a presença de uma perspectiva organicista em Raízes do Brasil e suas matrizes intelectuais, integre o grupo de livros selecionados pelo editor Ricardo Alaggio para exposição na Bienal."

Ritmo Espontâneo: organicismo em raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda

O Livro apresenta um estudo detalhado sobre os trabalhos do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, em especial das obras Raízes do Brasil de 1936 e Caminhos e Fronteiras de 1957, destacando suas matrizes historiográficas e filosóficas. Para além de um inventário teórico, João Kennedy garimpa detalhadamente as fontes utilizadas por Sérgio Buarque nos anos 30, estabelecendo as convergências e justaposições entre as obras, sendo assim um livro imprescindível sobre o  pensamento historiográfico brasileiro